Whats
Fone (19) 4117.0285
Trabalhe conosco

Blog

09/26/2021
Carta 0

Procedimentos de Rede do ONS

Este artigo descreve para o leitor uma rápida introdução aos Procedimentos de Rede do ONS, ou seja, documentação técnica fornecida pelo operador do sistema elétrico brasileiro. O sistema de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte sendo composto por uma extensa malha de conexões  chamado Sistema Interligado Nacional, SIN. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável por coordenar e administrar os diversos agentes detentores dos empreendimentos que compõem o SIN (figura 1).

Siga nossas rede sociais para conteúdo e treinamentos:

Instagram RC

Instagram PE

Linkedin RC

Linkedin PE

 

pronext engenharia SIN

Figura 1 – Parte do Mapa do SIN

Fonte: [1]

Os novos empreendimentos que serão conectados ao SIN, tais como, linha de transmissão, subestação ou usina, precisam ser projetados e construídos conforme as diretrizes operativas recomendadas pelo ONS. Portanto, este órgão disponibiliza para às partes interessadas os Procedimentos de Rede.

Os Procedimentos de Rede do ONS são divididos em módulos, e possuem o objetivo de orientar os agentes nas fases de projeto básico, execução e especificação das instalações e equipamentos do novo empreendimento.

Os seguintes módulos fazem parte dos Procedimentos de Rede do ONS:

1 – Relacionamento com Agentes

2 – Critérios e Requisitos

3 – Planejamento da Operação

4 – Programação da Operação

5 – Operação do Sistema

6 – Avaliação da Operação

7 – Integração de Instalações

8 – Administração dos Contratos e Contabilização Financeira

9 – Indicadores

Com um total de 12 módulos divididos em 100 submódulos, os profissionais que trabalham no setor elétrico brasileiro têm disponível em mãos uma excelente documentação técnica. Os submódulos fornecidos pelo ONS podem ser baixados clicando aqui . Além disso, o Operador Nacional também fornece um suporte extra aos profissionais do setor, através do Sistema de Informações Geográficas Cadastrais do SIN, (SINDAT).

O SINDAT é uma ferramenta que contêm informações relevantes do SIN, tais como especificações técnicas das linhas de transmissão, equipamentos que compõem todas as subestações, posição geográfica e traçado das linhas, etc.. O SINDAT será abordado em outro artigo, nos acompanhe, para saber mais.

Gostou do artigo? Para encontrar mais artigos como este, acesse: Blog.

Siga também nossa página do Linkedin: Página Linkedin.

Dê sugestões de artigos que gostariam de ver aqui.

Referências Bibliográficas

[1] Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Mapa Dinâmico do SIN. Disponível: http://www.ons.org.br/paginas/sobre-o-sin/mapas. Acessado em: 20/09/21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Arquivos

Cadastre-se e receba novidades do blog em seu e-mail.